
Vamos já na 6.ª edição e o Porto mantém o seu desejo de tornar a cidade mais verde, oferecendo-lhe uma ou mais plantas para plantar no seu jardim ou na sua varanda!
Se tem um jardim ou um pequeno terreno disponível no concelho do Porto gostaríamos de lhe oferecer árvores nativas para plantar. Se apenas possui uma varanda, terraço ou pátio, também poderá contribuir para tornar a cidade mais verde com pequenas plantas adequadas ao seu espaço.
Queremos falar com cidadãos, empresas ou organizações da nossa cidade, estimulando-os a plantar árvores, arbustos ou plantas de pequeno porte, todas elas nativas de Portugal.
Terá a oportunidade de escolher até 10 árvores ou arbustos ou até 5 plantas pequenas, de entre várias espécies que disponibilizamos para si.
Obrigatoriedade de ter Cartão Porto
Os particulares que se candidatarem têm de ser detentores do Cartão Porto. O processo de adesão é bastante rápido, gratuito e pode ser tratado aqui.
Candidaturas de 14 de abril a 12 de maio
Esta é uma oportunidade única de se envolver diretamente nos desafios da sua cidade, contribuindo ativamente para aumentar a quantidade e qualidade de cobertura verde na cidade e promover a melhoria da qualidade de vida.
Porque é importante plantar árvores na cidade?
Sabia que ao plantar uma árvore no seu jardim, em plena cidade do Porto, melhora a qualidade de vida de todos, em particular a sua? Cada árvore plantada é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore que nos rodeia aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse no nosso organismo. E se essa árvore for plantada e cuidada por si, os benefícios são ainda maiores. As atividades de jardinagem são uma excelente forma de se conectar com a natureza, estimular a criatividade, aumentar o bem-estar geral do organismo, fazer exercício e aliviar as tensões.
TENHO JARDIM, E AGORA?
NÃO TENHO JARDIM, E AGORA?
O FUTURO e o PORTO
Desde 2014, o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do ‘Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO’ no Viveiro Municipal do Porto, com cedência de espaço e recursos para a produção de plantas nativas. Anualmente são produzidas 10.000 árvores e arbustos de 15 espécies nativas. Estas árvores (e arbustos) têm como destino áreas do FUTURO, parcelas em reconversão para bosque nativo no espaço metropolitano. Mas o Porto também contribui para o nosso FUTURO, promovendo a plantação de árvores nativas dentro da cidade, dando assim um contributo concreto para atingir as metas regionais. O programa ‘Se tem um jardim, temos uma árvore para si’ pretende contribuir para esse objetivo no âmbito das Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas levadas a cabo pelo município.
Consulte aqui algumas perguntas e respostas sobre a iniciativa.
Se ainda tem dúvidas ou deseja esclarecer alguma questão, envie-nos um email para umaarvoreparasi@gmail.com
O seu compromisso.
O seu compromisso é simples: escolher bem as suas plantas, levantá-las, plantá-las e cuidá-las e informar-nos sempre que possível sobre o desenvolvimento das mesmas e eventuais dificuldades. Antes de plantar, leia atentamente os documentos que colocamos ao seu dispor, mas estamos sempre deste lado para ajudar a ultrapassar qualquer obstáculo, por isso use os nossos contactos e partilhe a sua experiência nas nossas redes sociais usando a hashtag #1arvoreparasi.
Muito obrigada pelo seu empenho em contribuir para um Porto mais verde!
Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.
