Recreio Escolar Livre de Invasoras (RELI)
O projeto Recreio Escolar Livre de Invasoras pretende capacitar a comunidade educativa, dos Municípios parceiros do CRE.Porto, para as espécies de plantas invasoras e como podem ser agentes de mudança sobre uma problemática que afeta em grande escala a biodiversidade nativa.
O Recreio Escolar Livre de Invasoras é um projeto CRE.Porto, promovido pela AMP e desenvolvido em colaboração com os Municípios Parceiros.
No ano letivo 2024/25, propõe-se o desenvolvimento de um projeto que promova a eliminação das espécies invasoras no espaço verde da escola, onde a comunidade escolar tem um papel central na intervenção, mediado pela equipa do Município Parceiro e o CRE.Porto em momentos decisivos. O propósito é enaltecer a motivação presente nos docentes e alunos para atuar sobre as plantas invasoras através do envolvimento ativo da comunidade escolar na recuperação do recreio – livre de invasoras e diverso em nativas.
Agir sobre a problemática das plantas invasoras e potenciar os espaços verdes da escola para promover a biodiversidade local, através da integração da comunidade escolar e o seu espaço lúdico, tornando-os os principais agentes de mudança.
Docentes e alunos do 2º e 3º ciclos e secundário, que irão abordar ou já abordaram a temática das plantas invasoras na sala de aula. Os estabelecimentos de ensino são seleccionados pelo respetivo Município Parceiro do CRE.Porto.
- Realizar o levantamento das espécies invasoras existentes no recreio e mapeá-las.
- Elaborar um plano de controlo das plantas invasoras e plano de plantação (definir prioridades).
- Realizar as ações de controlo/ plantação previstas nos planos.
- Comunicar o desenvolvimento das ações do projeto, nas redes sociais/ na escola.
- Assegurar o bom desenvolvimento das espécies nativas.
- Registar o aparecimento de novos focos de invasão.
- Seleção da(s) escola(s) participantes no ano letivo 2024/25.
- Agendar as ações RELI com os docentes das escolas participantes.
- Acompanhar os momentos principais do projeto (arranque da iniciativa, plano de controlo, ações de controlo).
- Realizar o controlo das espécies invasoras (lenhosas) (p.e. Acacia spp.) e erva-das-Pampas (Cortaderia selloana) de grande porte, identificadas no plano de controlo da escola.
- Disponibilizar o material necessário para as ações de controlo/ plantação realizadas pelos alunos (luvas, enxadas, tesouras), previstas no plano de controlo/ plantação.
- Visitar os espaços verdes da(s) escola(s) participante(s).
- Realizar uma ação de formação sobre as plantas invasoras dominantes na região, os seus impactes no ecossistema e os métodos de controlo a aplicar para a sua eliminação.
- Apoiar os alunos/ docentes no mapeamento das plantas invasoras da escola e colaborar na elaboração do plano de controlo das plantas invasoras.
- Promover reuniões online com os intervenientes (docentes e técnicos do Município) para concretizar a implementação do plano de controlo.
- Dinamizar a primeira ação de controlo.
- Comunicar os resultados das ações realizadas e resultados obtidos, através do site e redes sociais do CRE.Porto/ FUTURO.
- Realizar a avaliação e balanço final da iniciativa.