O Porto quer oferecer-lhe uma ou várias árvores para plantar no seu jardim.
Candidaturas encerradas no dia 20 de março de 2016. Para o ano haverá mais :)
Se tem um jardim ou um pouco de terreno disponível na nossa cidade gostariamos de lhe oferecer uma ou várias árvores para plantar.
No âmbito desta iniciativa, que pretende apoiar e estimular os portuenses a plantar árvores e arbustos nos seus espaços, terá a oportunidade de escolher até 10 árvores e arbustos de várias espécies que disponibilizamos para si, seja uma empresa, uma organização ou um residente na nossa cidade.
Escolha as espécies que melhor combinam consigo e com as características do seu jardim de entre onze espécies distintas e receba ainda uma pequena formação especializada para aprender a plantar e a cuidar das suas novas árvores.
Esta é uma oportunidade única de se envolver diretamente nos destinos da nossa cidade, contribuindo ativamente para a melhoria do Porto e da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Sabia que ao plantar uma árvore no seu jardim, em plena cidade do Porto, melhora a qualidade de vida de todos, em particular a sua? Cada árvore plantada é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore à nossa volta aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse no nosso organismo. E se essa árvore for plantada e cuidada por si os benefícios são ainda maiores. As atividades de jardinagem são uma excelente forma de se conectar com a natureza, estimular a criatividade, aumentar o bem-estar geral do organismo, fazer exercício e aliviar as tensões.
Até ao momento o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do ‘Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO’ no Viveiro Municipal do Porto, com cedência de espaço e recursos para a produção de plantas. Cerca de 20.000 árvores foram produzidas em 2015 e mais 40.000 estão em produção em 2016. Estas árvores (e arbustos) têm como destino os vários locais de plantação do FUTURO no espaço metropolitano. Mas o Porto quer dar um maior contributo para o nosso FUTURO e por isso decidiu promover a instalação de árvores nativas também dentro da cidade, dando assim um contributo concreto para atingir as metas regionais. ‘Uma árvore para si’ é uma das iniciativas em curso para atingir esse objetivo. Outras estão em preparação.