HECTARE, o passo seguinte do maior projeto de plantação de árvores nativas da AMP, o projeto FUTURO.

Entre 2011 e 2023 no âmbito do projeto “FUTURO”, foram plantadas na Área Metropolitana do Porto mais de 135.000 árvores nativas. Garantir que essas árvores se transformem em floresta efetiva é a urgência que se segue e é também um dos propósitos deste programa.

Ao apoiar o HECTARE está a realizar um donativo e a associar-se a uma iniciativa sem fins lucrativos, com responsabilidades sociais e ambientais podendo dai receber benefícios fiscais.  A entidade que coordena o projeto FUTURO e por conseguinte o programa HECTARE, é a Universidade Católica Portuguesa, pelo que o regime de benefício é no âmbito do mecenato com interesse educacional.

Um investimento 100% em árvores.

HECTARE é um programa de mecenato realizado no âmbito do FUTURO, promovido pelo Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP, com a co-coordenação da Universidade Católica do Porto e da própria AMP.

O seu principal “objeto” é exatamente a gestão operacional da monitorização e reabilitação das áreas intervencionadas nas ações de plantação, por modo a garantir a sua transformação em área verde efetiva. Contudo o HECTARE não se limita a ser o “passo seguinte à maior plantação nativa da AMP”. Ele é também na sua essência um projeto de plantação, que tem como objetivo promover e valorizar o património ambiental da região.

Na criação de uma floresta, as ações de plantação realizadas no âmbito do FUTURO são apenas um de vários passos. Antes, foi necessário proceder à limpeza dos terrenos e à recuperação dos solos. Agora, é necessário garantir o acompanhamento dos quatro primeiros anos das jovens árvores plantadas de forma a garantir a sua viabilidade.

Estamos a falar concretamente de tarefas de monitorização e restauro, de reposição e recuperação, de limpeza e controlo de invasoras. Incumbências fundamentais para garantir que as ações de plantação se transformem em área verde efetiva. Por outras palavras, o passo seguinte para construirmos uma floresta.

As tarefas de monitorização e acompanhamento das novas espécies plantadas comportam, no caso do FUTURO, um conjunto de desafios substanciais e para os quais procuramos ajuda. Primeiro, porque estamos a falar de mais de 130.000 árvores, plantadas numa área superior a 200 hectares, distribuídas pelos 17 municípios da AMP. Depois, porque a recuperação de zonas ardidas foi uma das prioridades das ações de plantação. Fator que potencia o aparecimento de espécies invasoras e como tal dificulta o crescimento das espécies nativas recentemente plantadas.

A região onde atuamos é a Área Metropolitana do Porto, que conta com 17 municípios e um total de 2000 km2.

É a segunda maior região do país em termos de população (16% da população portuguesa) com mais de 90% do território florestal ocupado com o cultivo industrial intensivo e apenas 6% do território florestal é coberto com espécies nativas.

Tornar visível critérios e posturas empresariais.

Seja para uma utilização mais institucional, seja para acrescentar, enquanto insígnia, a produtos ou serviços, o programa HECTARE faculta aos seus principais apoiantes a possibilidade de tornarem visível a sua postura perante as florestas nativas da região. Para o efeito, o programa desenvolveu uma iconografia que pretende materializar de forma gráfica o compromisso dos nossos parceiros com a floresta nativa.

O selo HECTARE encerra por isso a parceria entre o programa e a entidade que decidiu adotar florestas nativas na AMP, passando esta a poder utilizá-lo conforme o grau de comprometimento que decidiu ter com o programa.

Ao apoiar o programa HECTARE está a ajudar a garantir o sucesso da maior ação de plantação de árvores nativas alguma vez realizada na Área Metropolitana do Porto. São várias as formas de contribuir e variados os benefícios aos quais poderá associar a sua marca ou instituição. Independentemente da forma ou meio com que decidir apoiar tenha a certeza de que com o seu contributo, novos bosques e florestas irão nascer na nossa região.

Ao apoiar o HECTARE está a realizar um donativo e a associar-se a uma iniciativa sem fins lucrativos, com responsabilidades sociais e ambientais podendo dai receber benefícios fiscais. * A entidade que coordena o projeto FUTURO e por conseguinte o programa HECTARE, é a Universidade Católica Portuguesa, pelo que o regime de benefício é no âmbito do mecenato com interesse educacional.

Modalidades: Mecenas; Apoiante; Parceiro

Contacte-nos para mais informações.

*Dec.-Lei N.º 74/99 ; Cap. X do Dec.-Lei n.º 215/89 – 01/07, mais especificamente os artigos 62º e 63º

Claro que falamos em causa própria, mas julgamos não fugir à realidade ao afirmar que o FUTURO foi, e é, talvez um dos projetos ambientais mais influentes na região da AMP pelo seu impacto na economia  – especialmente no turismo com a valorização de várias espaços – na biodiversidade, na qualidade do ar e solos e inegavelmente no combate às alterações climáticas com o sequestro de mais 130.000 toneladas de CO. Até hoje, foram mais de 200 os hectares que foram intervencionados e transformados em área verde na nossa região.

Somos também um projeto de cidadania e boa governança. Foi, e é, um projeto onde várias entidades públicas e privadas, regionais e também nacionais, trabalham de forma concertada e harmoniosa para o cumprimento do seu desígnio regional. De igual modo, o FUTURO, conseguiu agregar em seu redor uma rede de voluntários, em grande parte capacitada com ações de formação e que está hoje solidificada, tal como tem demonstrado ser altamente participativa. Em 2018 contávamos com cerca de 350 entidades e 256 técnicos envolvidos e mais de 54 mil horas de voluntariado.

Consulte detalhadamente os nossos resultados, aqui.

As tarefas de monitorização e acompanhamento das novas árvores e arbustos plantadas comportam, no caso do FUTURO, um conjunto de desafios substanciais e para os quais procuramos apoio. Primeiro, porque estamos a falar de mais de 130.000 árvores, plantadas numa área superior a 200 hectares, distribuídas pelos 17 municípios da AMP. Depois, porque a recuperação de zonas ardidas foi uma das prioridades das intervenções. Fator que potencia o aparecimento de espécies invasoras e como tal dificulta o crescimento das espécies nativas recentemente plantadas.

Mecenas HECTARE

A sua empresa também pode estar aqui. Entre em contacto com a nossa equipa e pergunte-nos como.