“A Natureza é a melhor sala de aula” é o novo projeto do CRE.Porto para a comunidade escolar da Área Metropolitana do Porto, iniciado no ano lectivo 2018/2019 e desenvolvido no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores. Pretende-se estimular a utilização da Natureza como um espaço privilegiado de ensino-aprendizagem, promovendo o contacto de crianças e jovens com o meio natural. Porque a Natureza é a melhor sala de aula.
Usar a Natureza como sala de aula
Vários estudos demonstram que a Natureza, além de melhorar a condição física e psicológica das crianças e jovens, tem ainda a virtude de constituir o melhor espaço de observação, experimentação e aprendizagem que lhes pode ser oferecido. Na Natureza o abstrato torna-se concreto. A criatividade e a capacidade de resolução de problemas são também expandidas e potenciadas. Em síntese, há cada vez mais evidências que a Natureza tem um efeito positivo na saúde, bem-estar físico e psicológico das crianças e favorece aprendizagens e experiências autênticas, significativas e exequíveis nas quais os alunos se assumem como protagonistas.
Os componentes do projeto
O projeto “A Natureza é a melhor sala de aula” está estruturado em três componentes fundamentais que se complementam, sendo a base do mesmo a criação de uma comunidade de aprendizagem da qual faz parte uma rede de docentes dinamizadores de Aulas na Natureza (floresta, mata, parque ou jardim da escola). Será ainda elaborada uma formação para professores e educadores, com o objetivo de partilhar técnicas e metodologias de aprendizagem em contexto de Natureza. Da mesma forma, e potenciando os espaços verdes municipais e os vários centros de educação ambiental, será igualmente desenvolvida uma formação especifica para técnicos municipais, com o objetivo de inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas e métodos de exploração desses locais.
Uma Comunidade de Aprendizagem
Esta comunidade integra dois docentes de um estabelecimento de ensino de cada um dos municípios que integram a Área Metropolitana do Porto. As escolas foram selecionadas, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, atendendo à experiência dos seus docentes na realização de sessões na Natureza, bem como à existência de espaços verdes significativos no seu interior ou proximidade. Esta comunidade está a ser dinamizada pela equipa do CRE.Porto, que propõe mensalmente propostas de atividades que podem ser adaptadas pelos educadores. Com esta rede piloto de docentes, pretende-se no final do ano letivo reunir testemunhos, resultados e experiências que gerarão aprendizagens e práticas que poderão ser mais tarde replicadas noutras escolas da região.
Formação de Professores
O objetivo principal da formação de professores no âmbito “A Natureza é a melhor sala de aula” foi o de capacitar e inspirar os professores com exemplos, ferramentas de trabalho e ideias práticas sobre a utilização da Natureza como espaço de ensino-aprendizagem. Esta formação, decorreu no dia 1 de fevereiro de 2019, no Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves. Destinou-se exclusivamente aos educadores e professores que lecionam nos estabelecimentos de ensino da Área Metropolitana do Porto. Consulte a notícia e as fotografias do dia AQUI.
Formação de Técnicos Municipais
Os espaços verdes municipais, parques, zonais florestais de proximidade e os equipamentos de Educação Ambiental constituem espaços privilegiados de contacto com a Natureza. Uma grande parte destes locais é, de forma organizada e rotineira, utilizada para a dinamização de atividades de educação ambiental. Esta formação destinada exclusivamente aos técnicos dos municípios da Área Metropolitana do Porto pretende enriquecer o seu conhecimento e inspirar o desenvolvimento de novas iniciativas, atividades e métodos de exploração destes espaços.
Um Projeto de Investigação-ação
Conhecer o impacto do contacto com a Natureza nas crianças e jovens é um ponto essencial e pertinente. Por isso, o CRE.Porto estabeleceu uma colaboração Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, com o objetivo de, a médio prazo, medir o impacto das aulas na Natureza no desenvolvimento das crianças e jovens. Numa primeira fase, no entanto, será realizado um trabalho de caracterização dos contextos nos quais estas aulas na Natureza ocorrem.
Os parceiros principais do projeto
O Serviço Educativo Ambiente da Fundação de Serralves e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano / Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa são parceiros do programa de formação “A Natureza é a melhor sala de aula”.
São ainda parceiros os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa do Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Este projeto tem ainda a participação dos seguintes Estabelecimento de Ensino: Agrupamento de Escolas de Escariz (Arouca); Escola Básica Infanta D. Mafalda (Gondomar); EB1 Monte Calvário (Maia); Escola Básica Irmãos Passos (Matosinhos); Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo (Oliveira de Azeméis); Escola Básica de Recarei (Paredes); Escola Básica da Vilarinha (Porto); Agrupamento de Escolas de Rates (Póvoa de Varzim); Jardim de Infância do Parque (S. João da Madeira); EB2,3 Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira); Instituto Nun´Alvres (Santo Tirso); Escola Básica do Castro (Trofa); Escola Básica do Búzio (Vale de Cambra); Escola Secundária de Alfena (Valongo); EB2,3 D. Pedro IV (Vila do Conde); Escola Secundária Gaia Nascente (Vila Nova de Gaia).