A “Semana sobre Espécies Invasoras” está de regresso em 2025. A iniciativa ibérica visa a promoção do conhecimento e sensibilização sobre as espécies exóticas invasoras, incitando numerosas ações, de 3 a 11 de maio de 2025, para aprender e agir sobre uma das cinco grandes ameaças à biodiversidade.
O CRE.Porto e os seus Municípios Parceiros da Área Metropolitana do Porto estão presentes em mais uma edição, com ações envolvendo a comunidade escolar e também atividades abertas à comunidade, convidando o cidadão a saber mais e atuar adequadamente sobre diferentes espécies invasoras, em habitats distintos. Assim, convidam-se todos os interessados para as atividades abertas à comunidade:
- Gondomar | 3 de maio (09h30-12h30): Ação de controlo de acácias no Complexo Mineiro de São Pedro da Cova, para contribuir para o restauro ecológico da área florestal, onde se aplicará o método do descasque. Inscrição individual e obrigatória aqui.
- Paredes | 5 de maio (14h30-16h30): Ação de controlo de acácias e erva-das-Pampas na micro-reserva em Baltar, para valorizar e potenciar as espécies nativas da área. A ação contará também com a participação de uma turma de 11º ano. Inscrição individual e obrigatória aqui.
- Vila do Conde | 9 de maio (09h30-12h00): Ação de controlo de chorão-da-praia no Parque Atlântico, junto ao Forte de S. João, em Vila do Conde. A ação contará também com a participação de uma turma de 2º/3º ciclo e da Bolsa de Voluntariado do Município de Vila do Conde. Inscrição individual e obrigatória aqui.
- Vila do Conde | 10 de maio (09h30-12h30): Ação de controlo de chorão-da-praia, através do arranque manual, na zona dunar na Área de Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo para a promoção das espécies nativas dunares. A intervenção será realizada junto do Castro de S. Paio, um local de refúgio da víbora cornuda (Vipera latastei), uma espécie de víbora endémica da Península Ibérica e do noroeste da África. Esta espécie, importante para o ecossistema, está classificada pela União Internacional para a Conservação da natureza (IUCN), desde 2008, como vulnerável. Inscrição individual e obrigatória aqui.
Estas ações de voluntariado são uma oportunidade para ver de perto os desafios que as espécies nativas enfrentam e agir assertivamente sobre uma das causas dos desequilíbrios ecológicos no território.
Junte-se ao grupo de cidadãos ativos em prol da nossa biodiversidade! 😊
As ações desenvolvem-se no âmbito do projeto FUTURO, integradas na Semana sobre Espécies Invasoras 2025, são organizadas pelas Câmaras Municipais de Gondomar, Paredes e Vila do Conde, CMIA de Vila do Conde e o CRE.Porto, com a colaboração da Portucalea (em Gondomar). O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.
A SEI 2025 é organizada pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO, pela plataforma INVASORAS.PT, envolvendo os projetos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA, e o Grupo Especialista em Invasiones Biológicas, em articulação com várias entidades, associações, grupos informais que queiram contribuir para o objetivo desta semana. Pode consultar mais informações e a programação global aqui.