No dia 15 de março, o encontro dos Voluntários do FUTURO voltou a ser em Foz do Sousa, Gondomar, para continuar a plantação de um hectare de área florestal, iniciada no início do presente mês.

O grupo de 45 participantes contou com jovens entusiastas para a sua primeira ação de plantação e com plantadores assíduos que não dispensam de uma manhã na Natureza a contribuir para um ecossistema mais resiliente. Em trabalho de equipa, enfrentando o terreno desafiante, mas com solo rico em matéria orgânica, plantaram 340 árvores e arbustos nativos. Destacando o amieiro (Alnus glutinosa) e o sanguinho-de-água (Frangula alnus), que se privilegiou a sua plantação junto de uma linha de água temporária, local favorável para estas espécies ribeirinhas, que irão proporcionar sombra, transmitir frescura e consolidar as margens.

Foi mais uma manhã bem passada, com pausa para apreciar um lanche com deliciosas laranjas e sandes, cortesia do proprietário, que motivou força extra para ainda complementar a manhã de voluntariado com o arranque de plantas de erva-das-Pampas, uma espécie invasora que está a ser eliminada para não comprometer o desenvolvimento das espécies nativas.

O bosque nativo de Zebreiros já tem 754 novas plantas nativas. Para concluir o plano de rearborização, iremos regressar à área no dia 29 de março. Ainda há vagas, junte-se a nós! 😊 Inscrições aqui.

Muito obrigad@ pelo tempo dedicado à floresta nativa.

FOTOS | Créditos: ©2025CRE.Porto.malmeida; ©2025CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Gondomar, a VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza e o CRE.Porto/ FUTURO. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.