No próximo dia 22 de fevereiro, sábado de manhã, convidamos os voluntários do FUTURO para uma ação de plantação de espécies nativas na Serra de Santa Justa, em Valongo.

A ação de plantação é o próximo passo do plano de restauro ecológico da área que está em intervenção, após ter sido efetuado o controlo de eucalipto e acácia, espécies estas que não são espontâneas do território e que potenciam desequilíbrios ecológicos com impacto negativo, como a diminuição da flora nativa e a alteração da composição do solo.

Agora, o terreno está pronto para receber diversas espécies nativas, como o medronheiro e o pilriteiro, e a meta de trabalho para a ação são 400 árvores e arbustos típicos da região. Assim, no final da manhã ter-se-á reconquistado área florestal para as espécies nativas prosperarem e atraírem os seres vivos que necessitam das plantas nativas para abrigo e alimento e fomentar as interações biológicas.

Os voluntários são um contributo essencial para ver crescer este bosque nativo, mais resiliente aos fenómenos naturais extremos. Será uma oportunidade para conhecerem alguma da nossa flora bem de perto e também conviver com outros cidadãos com a mesma vontade em colaborar na promoção de um futuro melhor. O terreno da área de plantação é desafiante. Contamos consigo? 😊

Esta ação de plantação é limitada a 40 voluntários.

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Inscrição obrigatória aqui. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

Esta ação, desenvolvida no âmbito do projeto “LIFE Serras do Porto – Adapting Serras do Porto to Climate Change”, é organizada pelo Município de Valongo e a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto e o CRE.Porto/ FUTURO. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.