A floresta nativa do Município de Gondomar precisa da colaboração dos Voluntários do FUTURO para duas ações de plantação de árvores e arbustos, que irão promover a biodiversidade local, nos dias 5 e 8 de março. Aceita o desafio?
No dia 5 de março o encontro é em Jancido, Foz do Sousa, para plantar espécies nativas nas áreas parcialmente afetadas pelos incêndios de setembro de 2024. Deste modo, pretende-se continuar o desenvolvimento do bosque nativo que lá cresce para que no futuro seja também mais resiliente a este tipo de adversidade.
No dia 8 de março a ação de plantação será em Montalto, São Pedro da Cova, num terreno um tanto desafiante em que a sua ocupação era dominada por invasoras como as austrálias, mimosas, háqueas-picante e também eucalipto. O restauro ecológico ambiciona devolver o habitat característico deste local: as charnecas secas, matos baixos, constituídos por urzes coloridas, carqueja, tojo, entre outras. Nesse dia, iremos plantar espécies nativas arbustivas e árvores de pequeno porte, venha conhecê-las.
Venha com a família, amigos ou se vier sozinho estará rodeado de vários plantadores que querem fazer a diferença no no nosso território. Com o aumento das temperaturas, a caminho da primavera, a época de plantação está quase a findar, aproveite uma das datas disponíveis, ou as duas, e vamos plantar juntos. 😊
O transporte é da responsabilidade do voluntário.
Inscrição obrigatória aqui. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)
As ações são organizadas pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones.