Vamos começar o mês a plantar espécies nativas? No próximo dia 1 de março o encontro é em Zebreiros, Gondomar para uma ação de plantação numa nova área florestal em restauro ecológico. O futuro bosque nativo resulta de um trabalho colaborativo entre o proprietário do terreno, o Município de Gondomar, a VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza e o CRE.Porto – projeto FUTURO que quer ver crescer bosque nativos na região. Chegou agora o momento de plantarmos, convidamos os Voluntários para também fazer parte desta valorização do nosso território.

A transformação de uma paisagem dominada por eucaliptos, que era o caso da área em intervenção, é possível com trabalho prévio que foi levado a cabo por profissionais, que controlaram o eucaliptal e prepararam o terreno para receber novas árvores e arbustos característicos da região. Tendo analisado o terreno e percebido os locais mais favoráveis para determinadas espécies, ambiciona-se um bosque misto com sanguinhos-de-água, gilbardeiras, pilriteiros entre os carvalhos e sobreiro, mas não só, serão plantadas muitas outras espécies de árvores e arbustos nativos. Contamos consigo para colaborar na criação deste bosque autóctone? 😊

Esta ação de plantação é limitada a 50 voluntários.

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Inscrição obrigatória aqui. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Gondomar, a VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza e o CRE.Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.