No próximo dia 25 de janeiro, iremos dar início às ações de plantação do ano 2025, no Parque das Serras do Porto, nomeadamente em Midões, Gondomar. Convidamos todos os interessados em passar a manhã a plantar árvores e arbustos nativos e contribuir para o restauro ecológico da área.

A área florestal em restauro situa-se nas parcelas florestais envolventes à Rua Além do Rio, União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo e já contemplou intervenções ao abrigo do Projeto POSEUR “Gestão ativa de áreas ocupadas com plantas invasoras” que permitiu controlar mimosas, austrálias, erva-das-Pampas e também háquea-picante. Agora, ao abrigo de um novo projeto “Adapting Serras do Porto to Climate Change –  LIFE Serras do Porto”, o esforço reside em atrair ainda mais flora e fauna selvagem nativa para recuperar a resiliência do local e a biodiversidade, nesta área que faz parte da Área de Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto e Rede Natura 2000 – ZEC Valongo. A ação de plantação terá como meta a retancha e o adensamento da área para promover o desenvolvimento de uma paisagem dinâmica com árvores de grande-médio porte e arbustos diversos que serão novos pontos de abrigo e alimento para os seres vivos e integrar os ciclos do solo e da água, valorizando assim o território.

Venha conhecer as espécies nativas que vamos plantar e passar bons momentos ao ar livre. Junte-se ao grupo de Voluntários? 😊

Inscrição obrigatória aqui. (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)

O transporte é da responsabilidade do voluntário.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo Município de Gondomar, Parque das Serras do Porto e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones.