No passado dia 29 de novembro, 50 colaboradores da Garcia Garcia, Mecenas HECTARE, realizaram ações em prol da biodiversidade do Parque Urbano Sara Moreira, em Santo Tirso.
Afirmando mais um ano de compromisso como Mecenas HECTARE e apoio à floresta nativa da região, o grupo de Voluntários Garcia Garcia reuniu-se desta vez num parque urbano de Santo Tirso que apresenta um povoamento florestal rico em nativas, nomeadamente magníficos carvalhos e sobreiros. Todavia, o espaço verde também está exposto a várias ameaças à biodiversidade, como as espécies invasoras.
Com o propósito de valorizar a floresta urbana nativa e potenciar as boas práticas neste que é um local muito procurado pelos cidadãos, a área escolhida para a ação foi junto a um pequeno curso de água, que atravessa o parque, e vê as suas margens invadidas com erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis) e jarros (Zantedeschia aethiopica).
Assim, a primeira tarefa do grupo foi controlar, através do arranque manual, a erva-da-fortuna, os jarros e ainda duas erva-das-pampas (Cortaderia selloana). A permanência das invasoras não é possível eliminar apenas com uma ação, apesar de ser um ponto de partida fundamental que permitirá agora monitorizar e agir de acordo no futuro.
Num segundo momento, os voluntários plantaram, na envolvência do curso de água, 31 árvores e arbustos nativos, para promover novos estratos florestais, das espécies: aveleira (Corylus avellana); gilbardeira (Ruscus aculeatus); macieira-brava (Malus sylvestris); e pilriteiro (Crataegus monogyna). Estas novas plantas irão também se tornar locais de refúgio para muitos dos seres vivos que habitam e visitam este espaço verde. Finalizando uma tarde produtiva, ao ar livre, o grupo realizou a sementeira de um prado na área controlada, para potenciar uma nova cobertura do solo e fazer frente à presença desta ameaça.
Um agradecimento à Garcia Garcia por viabilizar ações de restauro ecológico de floresta nativa em Santo Tirso e mobilizar os seus colaboradores para serem ativos na conservação e promoção das nossas espécies. Bem-haja! 😊
FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao
Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e o CRE.Porto, e contou com a colaboração da Garcia Garcia, Mecenas HECTARE. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.