Na manhã de sábado, dia 11 de maio, uma equipa de 14 voluntários esteve no Parque de Avioso, na Maia, com uma nobre missão: controlar uma espécie exótica com comportamento invasor. De galochas calçadas e sacho na mão, os participantes enfrentaram os jarros-de-jardim (Zantedeschia aethiopica), uma espécie exótica que estava a impedir o fluxo natural da ribeira e a ameaçar a biodiversidade local. Esta ação, coordenada pela Câmara Municipal da Maia em parceria com o CRE.Porto, fez parte da Semana sobre Espécies Invasoras Portugal & Espanhã 2024.

Apesar do caudal da ribeira ser menor no dia da ação, a presença excessiva de jarros representava uma ameaça ao habitat, daí a urgência da intervenção. Já dentro da ribeira, os voluntários começaram por cortar as partes aéreas dos jarros, colocando-as em sacos plásticos. Em seguida, utilizando sachos e forquilhas, arrancaram as raízes, procurando sempre eliminar qualquer vestígio da planta, de forma a evitar a sua propagação. Ao mesmo tempo, evitando movimentar em demasia o solo.

No final da manhã, os voluntários admiraram o novo aspeto que tem agora a ribeira, fruto do seu trabalho e dedicação. Mais de 20 sacos cheios de restos de plantas! “Que diferença!” realçaram os voluntários, enquanto admiravam a paisagem com um enorme orgulho e sentimento de dever cumprido.

O Parque de Avioso testemunhou não só a remoção desta espécie, mas também o fortalecimento dos laços entre os participantes, unidos em prol de um objetivo comum: a preservação da natureza. Muito obrigad@ a todos os voluntários! A participação dedicada foi crucial para o sucesso da operação e mostrou, uma vez mais, o poder da comunidade em ações de conservação ambiental. :)

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação de voluntariado, desenvolvida no âmbito do FUTURO – o projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e integrada na Semana Ibérica sobre Espécies Invasoras 2024, foi organizada pelo CRE.Porto e pela Câmara Municipal da Maia. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.

A ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, integrou o programa da 4ª edição da Semana sobre as Espécies Invasoras 2024, e foi organizada pela Câmara Municipal da Maia e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.