O Município de Vale de Cambra, através do Centro de Educação Ambiental, dinamizou a Semana Ambiente ’24, de 31 de maio a 6 de junho, com um programa diverso para o publico geral e a comunidade escolar celebrarem a Natureza, especialmente o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), e a equipa CRE.Porto esteve presente com duas atividades para ambos os públicos.

No dia 4 de junho, no Parque da Cidade, uma turma do oitavo ano e duas do sexto ano de escolaridade da Escola EB 2/3 das Dairas caminharam até ao espaço verde onde puderam participar em visitas guiadas às árvores que lá habitam. Os jovens conheceram algumas das espécies nativas arboreas presentes, exploraram características que as diferenciam e o porquê de serem tão importantes para os outros seres vivos e para o contexto urbano, como puderam conferir, por exemplo, aproveitando a sombra providenciada num dia quente e soalheiro.

No dia 6 de junho, a Semana do Ambiente terminou da melhor forma com um grupo de 11 Voluntários, incluindo o Vereador do Ambiente, José Pinho, que percorreu cerca de 1,5 quilómetros do Parque da Cidade para controlar duas espécies de invasoras presentes: a erva-das-Pampas (Cortaderia selloana) e a tintureira (Phytolacca americana). Previamente, no Centro de Educação Ambiental, ponto de partida, abordou-se a problemática das espécies invasoras para o ecossistema e, ao longo do percurso, junto às plantas, os participantes observaram as características das espécies-alvo. Arregaçaram-se as mangas e com o apoio do grupo eliminaram-se 5 núcleos de erva-das-Pampas e 20 tintureiras. Ficaram assinalados apenas dois exemplares de erva-das-Pampas de grande porte que serão posteriormente eliminados com recurso a maquinaria. Entre arranques, foi possível salvaguardar um pilriteiro (Crataegus monogyna), espécie nativa, que estava a crescer abafada por uma erva-das-Pampas.

Uma ação essencial que permitiu que as plantas eliminadas não contribuam para a invasão do espaço verde. E assim terminou uma tarde produtiva e agradável de convívio entre participantes que para além de contribuir para melhorar a paisagem e promover a biodiversidade, ainda fizeram uma caminhada ao ar livre num local privilegiado da cidade de Vale de Cambra.

Aumentar o conhecimento sobre as espécies nativas e incentivar à ação da comunidade em prol da preservação da biodiversidade são pilares fundamentais da missão dos projetos do CRE.Porto e dos seus Parceiros. Muito obrigada a tod@s pelo tempo dedicado em prol do Ambiente. 😊

FOTOS e reels, 6 de junho | FOTOSreels, 4 de junho | Créditos: ©2024CRE.Porto.amourao; ©2024CRE.Porto.malmeida

Estas ações, desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO, integradas na Semana Ambiente ’24 de Vale de Cambra, foram organizadas pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.