No Dia Mundial de Ambiente, 5 de junho, 20 colaboradores da “hôma” reuniram-se em Jancido, no Município de Gondomar, para participar numa ação de controlo de plantas invasoras. O grupo de voluntários deslocou-se desde o Porto, Santarém e Leiria com a missão de contribuir positivamente para o ambiente.

A problemática das plantas invasoras foi novidade para muitos dos participantes que ficaram a conhecer os seus impactes negativos para as espécies nativas, alterações nos ciclos da Natureza, dos fogos florestais e as consequências económicas associadas.

Na primeira parte da ação foram apresentados à invasora austrália (Acacia melanoxylon) e ao método do descasque, o qual aplicaram em dezenas de austrálias no caminho até à Ponte das Longras. Uma área de elevada densidade de austrálias, que é alvo de ações de controlo nos últimos anos e onde os voluntários observaram o resultado do método em austrálias descascadas quase secas.

Neste percurso foram identificadas duas ervas-das-Pampas (Cortaderia selloana) (tambem uma espécie invasora), as quais foram prontamente arrancadas pela raiz.

Para terminar a ação, o grupo deslocou-se a outro local onde anteriormente foi controlado a invasora sanguinária-do-Japão (Fallopia japonica). Infelizmente, detetou-se mais plantas desta espécie e os voluntários removeram mais uns metros quadrados desta erva muito prejudicial, junto à margem do rio Sousa. Constatando a boa notícia que a parte previamente controlada mantém-se sem a presença da invasora, porém a monitorização ao local será mantida.

Uma manhã bem passada de trabalho dedicado, fora do contexto normal dos Voluntários, que permitiu aos participantes não só se conhecerem e fortalecerem o trabalho de equipa, como também dar um excelente contributo para o avanço do controlo das plantas invasoras do local. Foi ainda transmitida a sugestão de voltarem para usufruírem do trilho dos Moinhos de Jancido e apreciarem o património natural e cultural que lá podemos encontrar.

Muito obrigada à “hôma” pela participação ativa no restauro ecológico da floresta nativa de Moinhos de Jancido e pelo apoio ao projeto FUTURO.

FOTOS e reels| Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar, o CRE.Porto e contou com a colaboração dos Amigos Moinhos do Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.