No início do ano, a 15 de fevereiro, 3 Voluntários reuniram-se no viveiro do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), no Município de Matosinhos, para colaborar na sementeira da nova geração de plantas que irão alimentar o Vale do Leça. Esta produção pretende enriquecer a flora nativa da região, e também as iniciativas do CRPVL, como a oferta de árvores aos munícipes de Matosinhos. Foi uma manhã bastante produtiva onde se prepararam 50 tabuleiros de produção com sementes nativas de medronheiro (Arbutus unedo), bétula (Betula pubescens), mas também de cipreste (Cupressus sempervirens) e cedro-branco (Chamaecyparis lawsoniana), espécies de interesse ornamental.
Em abril e maio, o Parque Ecológico Monte de S. Brás acolheu mais 6 voluntários, em que os estreantes aprenderam a técnica da “repicagem” e como aplicá-la cuidadosamente às plântulas das espécies de medronheiro e cipreste.
Um agradecimento aos Voluntários pelo tempo de convívio agradável que proporcionaram e o vosso empenho dedicado às espécies nativas! 😊
FOTOS: 15 fevereiro 2024 e 11 abril 2024 | Créditos: ©2024CRE.Porto.amourao e ©2024CRE.Porto.malmeida
O Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça é uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.