Na tarde de 29 de setembro voltámos a reunir com o Mecenas HECTARE, Crtical TechWorks, que desta vez participou numa ação de controlo da espécie invasora sanguinária-do-Japão (Fallopia japonica), numa área localizada perto do percurso PR1 GDM Linha de Midões e Moinhos de Jancido, em Gondomar.
O grupo de 20 participantes foi recebido pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto que expressaram desde logo o seu agradecimento pela vontade de agirem ativamente na restauração ecológica e valorização deste território. Estavam também presentes dois representantes da Aprisof para a ação de controlo. Posto isto, foi tempo de colocar em prática a agenda de trabalho para a tarde: conhecer e arrancar manualmente a invasora, sanguinária-do-Japão.
A área a intervir foi alvo de duas ações de controlo em maio passado, onde se iniciou o controlo deste foco de invasão junto ao rio Sousa. Ao regressar ao terreno, constatou-se alguma rebentação da invasora e o crescimento da vegetação espontânea na área previamente limpa. No entanto, a mancha outrora densa, não tinha sido totalmente eliminada e observou-se a invasora numa fase diferente do seu ciclo de vida. No outono, as folhas, em forma de pá, começam a murchar e a ficar amareladas e os seus caules ocos a secar, tornando-se castanhos, um cenário diferente do verde exuberante encontrado na primavera.
Os voluntários, munidos de enxadas e sachos, energeticamente foram arrancando quer os rebentos, quer as plantas que permaneceram na área. Rapidamente perceberam o quão desafiante é o controlo desta invasora, devido ao seu crescimento até 3 metros em profundidade e ao seu rápido desenvolvimento por reprodução vegetativa. Todas as partes e fragmentos da planta invasora removidos foram cuidadosamente recolhidos em sacos, que foram posteriormente encaminhados para tratamento.
Para alguns voluntários da Critical TechWorks foi a segunda vez a participar em ações do FUTURO e, entre plantar nativas ou arrancar invasoras, o esforço e dedicação esteve igualmente presentes nestas atividades distintas. A colaboradora Patrícia resumiu bem o “sentimento” do grupo: motivados para contribuir para algo maior e participar em ações que têm impacto direto no nosso ecossistema e na nossa biodiversidade.
No fim do árduo trabalho em equipa, o grupo conseguiu remover toda a sanguinária-do-Japão deste foco de invasão, enchendo 20 sacos de material vegetal, terminando muito satisfeitos com o alcançado.
Nos próximos meses, a área continuará a ser monitorizada para se averiguar o resultado das ações de controlo no desenvolvimento desta espécie invasora.
Muito obrigad@ ao Mecenas HECTARE Critical TechWorks por continuar a apoiar a missão do FUTURO e pelo tempo dedicado à floresta nativa em mais uma ação! 😊
FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao
Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com os Moinhos de Jancido e Aprisof. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.