A 13 de março, um grupo de 40 colaboradores da Critical Techworks colaboraram na plantação do hectare de área florestal abrangido pelo HECTARE, programa de mecenato, em Foz do Sousa, Gondomar.
Os Voluntários, acolhidos pelo Município de Gondomar e CRE.Porto, conheceram a história do local e o porquê de ser tão pertinente a restauração ecológica para promover a biodiversidade e a resiliência da área a ameaças como os incêndios e plantas invasoras. Com vontade de plantar uma árvore pela primeira vez, e depois muitas mais, e contribuir para a conservação das florestas nativas, aprenderam a bem plantar uma árvore. No final da ação, os Voluntários interessados e persistentes apesar das condições difíceis do terreno (inclinação e qualidade do solo) conseguiram plantar 345 árvores e arbustos de diversas espécies nativas: lódão (Celtis australis), medronheiro (Arbutus unedo), jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans), periqueiro (Pyrus cordata) e cornalheira (Pistacia terebinthus).
Com esta ação de plantação, e este grupo de voluntários tão dedicado, concluiu-se da melhor forma a narrativa para esta época de plantação: mais 3.376 árvores e arbustos nativos, em Jancido.
Agora, é tempo das novas árvores se adaptarem ao local e se integrarem nos ciclos do ecossistema. A meta de plantação para a área (4.000) ficou por atingir devido à chegada da Primavera, mas não é motivo de descontentamento, pois realizou-se uma grande época de plantação com os incansáveis voluntários! Na próxima época, os locais plantados serão monitorizados pela equipa do CRE.Porto, de modo a acompanhar o desenvolvimento e ajustar novas intervenções de acordo com o necessário.
Sem os Voluntários do FUTURO, seria mais difícil transformar o território. Um profundo agradecimento a todos os envolvidos por escolherem participar nas ações em prol das florestas nativas, particularmente da Área Metropolitana do Porto. Ao Mecenas do HECTARE, Critical Techworks, um agradecimento especial por não só acreditar, mas também apoiar a missão FUTURO: promover e desencadear o desenvolvimento de novos bosques nativos na região.
Um grande bem-haja! 😊
FOTOS | Créditos: ©2023CRE.Porto.malmeida; ©2023CRE.Porto.amourao
Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido e contou com a participação da Critical Techworks. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.