No sábado, 26 de março, convidamos passar a tarde na Serra de Santa Justa, para conseguirmos alcançar a plantação de 400 árvores nativas numa área florestal junto à Escadaria Cuca Macuca, em Valongo.
Anteriormente uma área afetada pela presença de invasoras, onde se realizou o controlo da voraz háquea-picante (Hakea sericea), pretende-se agora potenciar a recuperação ecológica do terreno com a plantação dos aliados nativos: o medronheiro, o carvalho-alvarinho e o sobreiro.
Esta ação será o último grande esforço de plantação da época, por isso não deixe de dar o seu contributo para a floresta nativa e junte-se ao magnífico grupo dos voluntários incansáveis do FUTURO! 😊
Inscrições obrigatórias (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.)
O transporte é da responsabilidade do voluntário.
Estas ações estão enquadradas nas atividades do European Green Leaf 2022 e foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foram organizadas pelo Município de Valongo, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.