Em novembro e dezembro, o Viveiro do FUTURO deu as boas-vindas a 3 alunos da Universidade Católica Portuguesa que integraram o programa de voluntariado “Católica Solidária – CASO”, na área “SER+: Ambiente”, e que estarão presentes durante o ano letivo de 2021/2022 para auxiliar nas tarefas de produção e para cuidar das futuras árvores nativas.
As quinze horas que já dedicaram ao FUTURO foram essenciais para os trabalhos de final de ano, como a monitorização e organização do canteiro exterior e transplantes de urze-branca (Erica lusitanica) que aprenderam a realizar. Durante as sessões tiveram oportunidade de conhecer algumas das espécies existentes.
A equipa complementou o trabalho com transplantes de bétula (Betula pubescens) e envasamentos de pilriteiro (Crataegus monogyna), de modo a garantir que todas estas plantas tenham mais condições para se desenvolverem bem nas estações seguintes. No decorrer do mês de dezembro, a estufa está também a ser preparada para receber as sementeiras desta época.
As primeiras impressões dos voluntários são positivas e contamos com o contributo deles para a nova temporada de trabalho. Muito obrigad@ a tod@s!
FOTOS |©2021CRE.Porto.malmeida ©2021CRE.Porto.amourao
As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.