No dia 10 de julho regressámos à Mata da Quinta do Castelo com 17 voluntários, que vieram de diversos concelhos: Gondomar, Maia, Matosinhos, Penafiel, Porto, Valongo, Vila Nova de Gaia e, claro, de Santa Maria da Feira. A meta para a manhã era finalizar os trabalhos iniciados na ação de manutenção realizada no mês anterior.
Durante a ação pretendeu-se remover ou ajustar os protetores das árvores que assim necessitavam, todavia, o grande foco da manhã foi continuar o controlo das plantas invasoras que assolam parcialmente a encosta da parcela mais antiga da Mata. Esta área FUTURO foi um eucaliptal com uma forte invasão de acácias, o que levou ao armazenamento de muitas sementes destas espécies indesejadas no solo, daí o controlo ser imprescindível para travar o crescimento e o seu estabelecimento, uma vez mais. Uma tarefa que os Voluntários do FUTURO conseguem executar muito bem e sem o seu auxílio não seria possível agir sobre dezenas de metros quadrados de terreno e alcançar esta meta.
Os Voluntários empenhados na missão, não ficaram só pelo arranque de eucaliptos e de acácias, como também fizeram o controlo da tintureira (Phytolacca americana), da árvore-de-incenso (Pittosporum undulatum) e ainda remoção da erva-das-pampas (Cortaderia selloana).
Para alguns Voluntários estas espécies exóticas foram novidade, que agora conseguem identificar e estar alerta para o seu carácter invasor, mas melhor ainda foi ficarem a conhecer muitas espécies nativas que se encontram a crescer na Mata, por regeneração natural ou plantadas, como o Bordo (Acer pseudoplatanus), o Sobreiro (Quercus suber), o Carvalho-alvarinho (Quercus robur) e o Loureiro (Laurus nobilis), fruto dos esforços dos que se dedicam a esta parcela desde 2014.
Os participantes terminaram a manhã com a vontade de continuar e felizes por saber que a Mata da Quinta do Castelo está a recuperar a sua biodiversidade autóctone.
Muito obrigad@ a todos por se juntarem a nós e darem o vosso tempo à floresta nativa!
FOTOS Créditos: ©2021CRE.Porto.amourao; ©2021CRE.Porto.malmeida
Ação realizada no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e pelo CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.