No passado dia 11 de dezembro, realizou-se a primeira Sessão “Acompanhamento das Aulas na Natureza”, destinada aos Técnicos dos Municípios CRE.Porto, que estarão este ano letivo a acompanhar mais proximamente a implementação do projeto A Natureza é a melhor Sala de Aula (NSA).
A finalidade da sessão foi contextualizar a presente edição do projeto, o papel do Técnico na mentoria dos docentes que dinamizam as aulas na Natureza do NSA e também esclarecer questões sobre a aplicabilidade dos guiões de aulas preparados pelo CRE.Porto. Espera-se com o plano de mentoria reforçar a relação entre Comunidade Educativa NSA, facilitar e potenciar a concretização dos objetivos do projeto: usar a Natureza (a mata, o parque ou o canteiro da escola) como um espaço de aprendizagem no qual se promova o contacto de crianças e jovens com o meio natural ao mesmo tempo que se usa essa realidade para abordar conteúdos curriculares.
A sessão contou com a participação de 19 Técnicos representantes de Espinho, Gondomar, Matosinhos, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Valongo e de Vila do Conde, bem como da AMP, promotor do NSA.
A Marisa Costa, coordenadora técnica do projeto, terminou o momento com a sistematização dos passos seguintes para que o Plano de Mentoria inicie a sua concretização no arranque de 2021.
Esta sessão foi organizada no âmbito do projeto educativo “A Natureza é a melhor Sala de Aula” 2020/2021, promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.