Ao longo de dois anos o FUTURO esteve ao lado das escolas a fazer crescer diversos projetos educativos que levaram a árvore e a floresta nativa à comunidade escolar. Orgulhamo-nos dos 144 projetos implementados e do envolvimento quase 10.000 alunos e 500 docentes. Não obstante, este ano letivo (2017/18) a Rede de Escolas do FUTURO fará uma pausa na sua atividade. Gostaríamos que a Rede pudesse melhorar, inovar e crescer mas para isso é necessário parar, refletir e planear.

Apesar desta paragem, continuamos a acreditar na importância das iniciativas escolares que promovam o conhecimento, a exploração educativa e as atividades concretas de proteção da floresta e já começamos a receber as primeiras mensagens com esses sinais.

No Agrupamento de Escolas de Vilela (Paredes) os trabalhos de produção de plantas nativas vai continuar, com o objetivo de, passo a passo, substituir o acacial que existe junto da escola. Da mesma forma, na Secundária José Régio, Vila do Conde, EB2,3 Carregosa, Oliveira de Azeméis e na EB2,3 de S.João da Madeira, os viveiros vão continuar ativos e a dar novas plantas.

Além das noticias de continuidade dos trabalhos, foram várias as mensagens  enviadas por parceiros municipais, docentes e Mentores que expressaram a importância da Rede de Escolas de FUTURO, da ‘semente’ lançada às escolas e que em muitos casos já germinou, floresceu e deu frutos :)

Nestes dois anos, é ainda importante realçar que além de todo o esforço dos Docentes, o apoio e a dedicação dos Técnicos Municipais e dos Mentores foi essencial. Com o seu empenho e experiência, os projetos escolares tornaram-se mais ricos e estimulantes. A todos um enorme bem-haja.

Desejamos um ano letivo produtivo, em prol da floresta nativa. Até ao regresso pleno da Rede de Escolas do FUTURO continuaremos a receber e a divulgar com todo o gosto os trabalhos desenvolvidos pelas escolas.

Conheça as escolas e trabalhos desenvolvidos no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO nos anos letivos de 2015/2016 e 2016/2017.

 

Convidámo-lo igualmente a consultar os resultados das duas edições AQUI