Nesta edição da Rede de Escolas do FUTURO as escolas de Gondomar optaram pela construção de viveiros, exploração do património arbóreo local e valorização do espaço verde escolar. No entanto, não quiseram deixar de participar igualmente na plantação e manutenção de áreas do FUTURO, de modo a proporcionar aos seu alunos uma experiência mais rica e diversificada e dar uma ajuda extra ao FUTURO.
Assim, a EB de Jovim e Foz do Sousa, a ES de Rio Tinto e a EB Infanta D. Mafalda adotaram parcelas na Quinta de Ribeiro de Colmeias. Uma parte desta Quinta, onde já estamos a trabalhar há três anos, ardeu no verão de 2016 e estamos a reforçar algumas medidas para favorecer o coberto vegetal nativo. Apesar do fogo muitas das árvores estão a rebentar novamente, o que nos mostra que a Natureza é persistente e muito resiliente.
No passado 10 de março, o dia esteve reservado para a EB de Jovim e Foz do Sousa. Contamos com 24 alunos da EB de Jovim e Foz do Sousa, liderados pela Professora Manuela Faria, que foram acompanhados pelas equipas da Câmara Municipal de Gondomar e da Portucalea. O apoio e experiência dos técnicos e Sapadores Florestais foram fundamentais para garantir uma plantação cuidada e segura para todos. Foram instaladas 100 árvores e arbustos nativos, entre murta (Myrtus communis), jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) e pinheiro manso (Pinus pinea).
No dia 17 de março foi a vez dos alunos da ES de Rio Tinto e Infanta D. Mafalda subirem a serra. E não subiram sozinhos. Os 31 alunos do curso secundário de turismo da ES de Rio Tinto carregaram, do autocarro até à parcela, orgulhosamente, parte das árvores que iam ser instaladas naquela manhã. Apesar de não terem sido este grupo responsável pela produção dos 110 carvalhos-negral e alvarinho, as árvores foram produzidas no viveiro da escola criado no ano anterior, também no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO.
As pequenas e “felpudas” folhas do carvalho negral surpreenderam muitos dos que tocaram nelas – “são folhas peludas, que estranho e engraçado ao mesmo tempo!”. O Mentor desta escola, o Nuno Gomes Lopes, também esteve presente para acompanhar os trabalhos e abordar o tema dos Sistemas de Informação Geográfica na gestão florestal. Cinco alunos acompanharam o Nuno no processo de traçar os limites da parcela usando uma aplicação com georreferenciação. A informação recolhida será depois utilizada em contexto de sala de aula, de modo a trabalhar o tema e aplicar o mesmo método aos espaços verdes da escola. Em breve, o Mentor irá regressar à escola para uma nova atividade. Na outra encosta da Quinta, 38 alunos da EB Infanta D. Mafalda plantaram 137 medronheiros adensando assim esta área, que já tinha recebido esta e outras espécies em ações de anos anteriores.
Este grupo foi sempre acompanhado pelos professores e pela sua Mentora Inês Ramos, que aproveitou a visita para falar um pouco sobre a espécie, curiosidades, utilidade para o nosso território, bem como alguns aspetos históricos associados. À medida que as horas passavam, os tabuleiros de medronheiro ficaram vazios e as covas, previamente abertas pelos Sapadores Florestais, ganharam vida e cor. O Professor Américo líder deste estabelecimento de ensino na Rede de Escolas do FUTURO – e que já tinha estado a semear com a equipa do FUTURO – acompanhou de perto todos os trabalhos no terreno e teve tempo para plantar o último medronheiro da manhã, um exemplar pequenino e frágil, mas que merecia uma grande oportunidade de crescer neste bosque nativo em desenvolvimento.
Parabéns a todos!
FOTOS 10 marçoCrédito: ©2017CRE.Porto|ampereira e ©2017CMGIvaRodrigues
FOTOS 17 março Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira e ©2017CMGIvaRodrigues
A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto