É cada vez mais conhecido por todos o quão importante é para as crianças e os jovens o contacto direto com a Natureza e o quão fundamental é para o seu desenvolvimento puderem aprender através da experimentação e da criação em comunhão com o ar livre, com as plantas e os animais. Frances Ming Kuo investiga e estuda como o ambiente e a Natureza afetam a saúde e o funcionamento social e psicológico das pessoas. Chamou-lhe “Vitamina G” (G para “green” – verde). Kuo utiliza a designação de “Vitamina G” pois sugere que esta vitamina, à semelhança de todas as outras, deve ser “consumida” em doses regulares e frequentes. Por outras palavras, o contacto com a natureza, e a prática de atividades que se realizem ao ar livre é essencial para todos.
Com esta preocupação em mente, em plena cidade do Porto, o CLIP – Colégio Luso Internacional do Porto – integrou a Rede de Escolas do Porto. Esta participação é liderada pelo Professor Cédric Pedrosa que envolveu os seus alunos de pré-escolar e articulação com outros níveis de ensino do mesmo colégio.
Assim, no passado 8 de fevereiro duas turmas de pré-escolar (3 a 4 anos) iniciaram os trabalhos da sementeira, em colaboração com os alunos do 12º ano. Tendo em conta as experiências regulares destas crianças com a Vitamina G, não seria de admirar que, apesar de devidamente acompanhados pelas técnicas do Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural do Parque da Cidade, a Mentora Rute Teixeira e o Professor Cédric Pedrosa, foram os mais novos a incentivar os crescidos a não ter “medo de sujar as mãos”!
Este trabalho de equipa foi iniciado na véspera, com a apresentação do conto “O Grande Carvalho” no CEA do Parque da Cidade e continuou no próprio dia da sementeira, com um debate sobre a importância das florestas nativas no qual estiveram envolvidos os alunos de 12º ano. No dia 13 de fevereiro os trabalhos continuaram, com os alunos de pré-escolar (de 4 e 5 anos) e os do 8º ano de escolaridade, desta vez com a sementeira de murta (Myrtus communis).
Terminados os trabalhos, todos ficaram responsáveis pelo viveiro e pela sua manutenção. Todos terão de regar quando necessário e ir espreitando o crescimento das pequenas plantas assim como alertar e verificar a existência de pragas e/ou doenças. As turmas do pré escolar irão monitorizar o crescimento das plantas através de desenhos e registos gráficos, aliando assim os conhecimentos matemáticos e de expressão artística. Os alunos mais velhos vão abordar o tema nas aulas de Ciências da Natureza e os alunos de 12º irão fazer a ponte entre o viveiro e a disciplina de Economia. A sementeira de jasmineiro (Jasminum fruticans) será realizada muito em breve. Seguramente seguem-se mais atividades de enriquecimento curricular. Esperamos ansiosamente pelos resultados.
Bom trabalho!
FOTOS | Créditos: ©2017CédricPedrosa
A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto