A ação deu a conhecer as plantas invasoras dominantes da região aos colaboradores que estão na primeira linha de ação com o objetivo de capacitar sobre os métodos de controlo mais adequados. Os trabalhos práticos decorreram nas margens do Rio Leça (junto à Jardiland), onde os participantes aplicaram de imediato estes métodos de controlo de plantas invasoras, nomeadamente o “descasque” de mimosas (Acacia dealbata).
Este campo de trabalho foi liderado por Elizabete Marchante, especialista em plantas invasoras, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
Esta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovida pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. Teve o apoio da Jardiland Maia. É cofinanciada pelo ON.2.