Foto: Ramón Ruiz |
Se está interessad@ em fazer umas férias diferentes, com sentido (a sua ação será fundamental para ajudar a prevenir e detetar precocemente incêndios!), em sintonia com a natureza e com pessoas que partilham os mesmos valores faça parte.
No âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, o Movimento Terra Queimada organiza um campo de voluntariado ambiental entre os dias 15 de julho e 8 de setembro de 2013, cujo objetivo é realizar vigilância florestal na Serra da Freita, que pelo histórico dos incêndios e pelo valor florestal, é considerada como zona crítica, com elevado potencial de perigo de incêndio. A área a vigiar está integrada na Rede Natura – Sitio Arada Freita.
O que é pedido aos voluntários?
Que realizem o alerta de incêndios via 117 e efetuem vigilância pós – incêndio.
Que comuniquem às autoridades competentes comportamentos de risco ou más práticas ambientais e georreferenciem as ocorrências detetadas.
Telemóvel para reportar ocorrências e contactar com a coordenação e autoridades.
[FICHA DE INSCRIÇÃO] (inscrições fechadas)
Condições do Seguro oferecido aos participantes. O seguro só estará ativo 72 horas após a confirmação de participação de cada pessoa.
Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, e promovida pelo Movimento Terra Queimada, em colaboração com o ICNF, o CRE.Porto, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta e o Geoparque de Arouca. Colabora nesta iniciativa a Nuturveredas, que nos facilita alojamento grátis no Parque de Campismo de Merujal, e a Optimus, que nos facilita telemóveis e comunicações para uso dos voluntários. A Universidade Católica Portuguesa oferece o seguro aos participantes e o Continente um pack de víveres para os voluntários.