O ano de 2012 está a chegar ao fim. É o momento para partilhar algo mais sobre o FUTURO, a nossa iniciativa de cocriação de florestas urbanas nativas na Área Metropolitana do Porto, aproveitando áreas ardidas ou degradadas.
Estas áreas de floresta nativa criadas por nós e para nós são fundamentais porque representam espaços de fruição e serenidade, paisagens de maior qualidade, áreas de suporte de biodiversidade e sumidouro de carbono, garantem a eliminação de poluentes atmosféricos, suavizam o clima, ajudam a regularizar a água, protegem o solo da erosão, reduzem o risco de incêndio e de cheias…
Temos uma meta: plantar e cuidar de 100.000 árvores nativas até 2016.
Até ao momento envolve 32 organizações e 2.508 cidadãos e já plantámos 14.007 árvores nativas em Arouca, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo e Vila do Conde.
Em 2013 continuaremos a trabalhar incansavelmente porque acreditamos que plantar árvores e cuidar das nossas florestas nativas é o melhor presente – e FUTURO – que podemos dar à região e ao mundo.