Este sábado decorreram duas plantações em paralelo – uma em Gondomar (Serra de Banjas) e outra na Maia (margens do Rio Leça). No total plantaram-se 740 árvores. Na Maia foram plantados 290 freixos e ulmeiros e em Gondomar 450 carvalhos-alvarinhos e bordos.
A ação na Maia – na margem do Rio Leça que fica na área da Lipor II – contou com vários Curadores da Floresta e com colaboradores da Lipor e elementos do grupo de voluntariado Semente (também da Lipor).
Em Gondomar reunimos cerca de 65 professores e alunos do concelho, Curadores da Floresta voluntários do Banco de Voluntariado de Gondomar e muitos cidadãos que vieram de vários locais da área metropolitana para colaborar graciosamente nesta ação. Muito obrigad@! Deste modo tod@s ganhamos mais 740 árvores nativas na região em áreas onde podem cumprir importantes funções ecológicas e sociais.
Estas ações estão integradas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto promovido pelo cre.porto, no qual se prevê reflorestar até 2015 cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão, com cerca de 100.000 árvores de espécies nativas da região, o que permitirá anular 20.280 toneladas de dióxido de carbono da atmosfera ao longo dos próximos 40 anos. Para além de enriquecer a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar, este projeto irá contribuir para uma melhor qualidade de vida.