img_20161205_145546464-1Na tarde do passado 5 de dezembro, os 28 alunos de 4º ano da Escola Básica Monte Calvário, município da Maia, tiveram uma aula bem diferente do normal! A Escola Básica Monte Calvário, está pelo segundo ano a participar na Rede de Escolas do FUTURO, com a adopção da área da Mata da Senhora da Hora. Esta pequena floresta, junto à escola, continua a merecer a dedicação, o trabalho e o carinho dos alunos e professores ao longo dos anos. Nesta tarde, os alunos mais velhos trocaram os lápis pelo sacho de mão e a proposta de trabalho era manter as árvores plantadas em anos anteriores e substituir as que não sobreviveram ao verão.

Quando questionados sobre a importância da sua pequena floresta junto da escola, as resposta foram várias mas o Miguel Egídio deu-nos a resposta mais curiosa, pois referiu que as florestas e as árvores protegem as casas e as pessoas de chuvas fortes e inundações! A introdução ao tema da plantação e dos cuidados a ter com as tarefas de limpeza das caldeiras ficou a cargo da Engª Marta Miranda, técnica do Município, e as demonstrações feitas pelos três funcionários do município que acompanharam os trabalhos foram igualmente importantes, pois alguns dos alunos aproveitaram para tirar dúvidas sobre os procedimentos.

Aprendizagens feitas e demonstrações terminadas, foi tempo de pegar nas ferramentas e seguir o caminho até junto das árvores “que estavam a precisar de ajuda”.

Com mais ou menos destreza, a técnica da limpeza das ervas e reforço da caldeira foi melhorando ao longo do tempo e rapidamente o trabalho ficou concluído com muito sucesso! Além da manutenção, foram plantadas mais 11 árvores e arbustos entre medronheiros (Arbutus unedo), carvalhos-alvarinho (Quercus robur) e carvalhos-português (Quercus faginea).  Houve ainda tempo para espreitar dentro de um bugalho e observar várias bolotas de sobreiro que estavam a começar a germinar! “Tantas árvores bebés!” ouvia-se… e era bem verdade! Debaixo dos pinheiros e dos imponentes sobreiros, eram vários os rebentos de espécies nativas que, devidamente cuidados, vão seguramente garantir a continuidade dos belos exemplares já existentes!

“Esta aula ao ar livre foi muito fixe! Temos que vir cá mais vezes!”

Sem dúvida que aulas destas, promovidas pela Rede de Escolas do FUTURO são valiosas experiências que vão ficar na memória de todos!

A tod@s muitos parabéns pelo bom trabalho!

FOTOS Créditos: ©2016CREPorto|ampereira e ©2016AnaReis

Esta atividade, desenvolvida na área do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Maia e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Projeto Floresta Comum.

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto