IMG_1269No dia 17 de Novembro, aproveitando as celebrações do dia Internacional do Estudante, numa manhã fria de Outono, demos inicio aos primeiros trabalhos no terreno da REDE de ESCOLAS do FUTURO. Estivemos na parcela do Monte da Srª da Hora, na Maia, com uma turma de 25 alunos de 4º ano e as suas professoras Ana Maria Santos e Ana Salazar, da Escola Básica Monte Calvário, o grupo que adotou esta área do FUTURO.

Este dinâmico grupo já tem vindo a desenvolver atividades de plantação e manutenção desta área florestal mas agora formalizou este apoio ao integrar a REDE de ESCOLAS do FUTURO. No terreno, e depois do enquadramento da ação e de uma apresentação das diferentes espécies a plantar (medronheiros e carvalhos) com ajuda de três funcionários da Câmara Municipal da Maia, começamos a abrir as covas que iam acolher as novas árvores.

E nesta fase perguntamos: como é que se planta uma árvore?  “Eu sei! Nós vimos na sala o vídeo que mostrava como se planta uma árvore!” disse o Vasco entusiasmado. E, com a ajuda de todos, foram descritos com muito rigor, as regras e os cuidados a ter para a planta ficar bem instalada. E o Diogo fez questão de alertar o Sr. José que “Os 50 cm de largura e profundidade da cova são muito importantes!”.

Foram plantadas 23 novas árvores até à hora do lanche da manhã! Depois da pausa, houve ainda tempo para limpar as caldeiras das árvores plantadas em anos anteriores, e que limpas que ficaram! “Coitado deste medronheiro, estava abafado no meio de tantas ervas, mas agora já pode crescer mais à vontade!”, disse uma das crianças.

No final da sessão ficou a promessa de todos os meninos cuidarem das suas árvores e de na primavera voltar ao terreno, de regador e sacho na mão, para garantir que as árvores continuam viçosas e a crescer sem concorrência.

Excelente trabalho de casa o promovido pela Professora Ana Salazar  e Professora Ana Maria Santos, na Escola Básica Monte Calvário e o da Engª Marta Miranda Pereira, da Câmara Municipal da Maia, que preparou toda a ação com a máxima dedicação.

FOTOS: Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto|ampereira & ©2015 | MartaMiranda

A REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.