No passado dia 19 de junho decorreu uma ação de capacitação sobre plantas invasoras para as Juntas de Freguesias da Maia. O FUTURO convidou a especialista Hélia Marchante, investigadora e docente da Escola Superior Agrária de Coimbra da Universidade de Coimbra, para partilhar o seu conhecimento sobre as metodologias de controlo mais eficazes para distintas espécies.

A Junta de Freguesia de Moreira, Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura e a Junta de Freguesia de Castêlo de Maia aceitaram o convite e juntamente com cinco colaboradores da Câmara Municipal da Maia apreenderam como identificar as plantas invasoras mais dispersas na nossa região, quais são os impactos económicos, ambientais e sociais que estas plantas provocam e como agir no terreno de modo as eliminar ou controlar. Os participantes fizeram o descasque de mais algumas acácias (mimosas e austrálias) no Parque de Avioso e após o trabalho prático fez-se ainda uma visita a uma acácia que foi descascada noutra ação do FUTURO e que agora, passados seis meses, se encontra pronta para corte.

FOTOS Créditos das fotografias: ©2015CRE.PortoEsta ação foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, promovido pelo CRE.Porto, Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, a Escola Superior Agrária de Coimbra / Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. É cofinanciado pelo ON.2.