No dia 28 de Março abriram-se oficialmente as Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto, integradas no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O primeiro programa (ver convite), de um conjunto de dez, contou com 49 participantes e a viagem teve como primeira paragem o Parque de Avioso, na Maia. Neste parque urbano, o Eng. Artur Branco, do município, fez uma breve abordagem à forma de gestão do parque e identificou vários aspetos do mesmo, referenciando a existência de espaços de lazer para os visitantes e espaços onde a Natureza, com o seu tempo e a ajuda do FUTURO, vai tomando as formas de uma floresta, onde prevalecem as espécies nativas e onde vários animais podem encontrar um ponto de abrigo (avistamos um coelho!).

Foi neste parque que se seguiu o maior desafio da tarde: subir a uma árvore! E como neste fim-de-semana se celebrava o Dia Internacional de Subir às Árvores, foram vários os aventureiros e destemidos que quiseram experimentar a oportunidade de ver aquilo que um pássaro vê, do cimo de um belo sobreiro. E como a coragem não se mede aos palmos a maioria dos corajosos foram crianças e adolescentes, e enquanto estes subiam, os pais registavam o momento, dando uma mãozinha, pois a subida não era fácil! Esta atividade, teve a preciosa ajuda do Eng. Daniel Magalhães das Cirurgias Urbanas que assegurou que todos saíssem ilesos desta experiência radical!
Entretanto, não deixamos o Parque de Avioso para trás, sem antes subir à torre e conhecer um lindo e corpulento sapo comum (Bufo bufo) que mostrou como se trepa a uma árvore e fez a delícia de todos. Apesar das muitas meninas, faltou a princesa para quebrar o feitiço!
Seguimos pois viagem para a Quinta do Paiço, na Trofa, para conhecermos um exemplar monumental de um tulipeiro (Liriodendron tulipifera). Para contemplar a magnitude e a imponência deste ser vivo com perto de 300 anos e mais de 8 metros de PAP (perímetro à altura do peito), todos os presentes foram convidados a sentir a árvore, a abraçá-la, a ouvir as vibrações e a partilhar a sua serenidade.

Pelo interior da quinta, continuamos a jornada, entrando pelos densos jardins repletos de árvores e arbustos, até terminarmos o percurso no Castro de Alvarelhos, monumento nacional desde 1910 com vestígios da idade do ferro até à ocupação romana. Enquanto os mais novos traçavam circuitos pelo meio da ruínas, a Drª Laura Silva descreveu a origem e a história deste castro, fazendo referência aos vestígios de maior relevo.

No final da pequena aula de história, houve ainda oportunidade para transformar o castro, agora desabitado, num pequeno condomínio para aves! As famílias e os amigos distribuíram-se pelos vários sobreiros para colocarem caixas ninhos para melros (Turdus merula) e chapins (Parus sp.). Se no início da tarde foram os mais novos a subir às árvores, desta vez foi o momento para os mais experientes porem à prova toda a sabedoria e técnica acumulada ao longo da sua infância e sem cordas!

No final desta tarde, onde o cansaço e o vento começavam a deixar as suas marcas, a Câmara Municipal da Trofa brindou-nos a todos com um saboroso lanche, com doces regionais, como o “bolo da trofa” e o “chu” da confeitaria Miranda, broa, mel da Apisantos e um chá quente de limonete (Aloysia triphylla) para afastar o frio. Seguramente o programa das Rotas das Árvores iniciou a sua temporada com o pé direito!

FOTOS

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal da Maia, Câmara Municipal da Trofa e CRE.Porto, com o apoio da Diocese do Porto e das Cirurgias Urbanas. Foi cofinanciada pelo ON.2.